COMO SE ADAPTAR EM UM NOVO PAÍS

Alô intercambistas!! Em busca de dicas em relação à adaptação, encontrei um post ótimo.

Espero que gostem!




O processo de sair de casa para morar em outro país (seja por 1 mês, 1 ano ou definitivamente) ocorre de diferentes formas, em diferentes contextos. Enquanto alguns vislumbram na viagem a chance de sair de casa por um tempo, os que já moram sozinhos buscam uma nova experiência de vida.

Entretanto, a adaptação em uma outra nação é sempre um desafio, mesmo quando já somos totalmente independentes em nosso próprio país.

Quando se vai fazer intercâmbio, a empolgação com a ideia de viajar, de conhecer um lugar novo, viver experiências novas é tão grande, que a última coisa em que pensamos é como vai ser o processo de adaptação fora de casa. Pensamos nos preparativos, nas atividades, pensamos até na volta para casa.

São tantos os motivos para preocupação (seguro saúde, papeis para preencher, visto, moradia, passagem aérea, malas para fazer, imigração etc), que a gente só vai ter tempo para pensar nos sentimentos que teremos durante o início dessa experiência quando todos os preparativos já estão resolvidos (ou seja, quando finalmente saímos do avião e pisamos em terra estrangeira). E é nesse momento que a ficha cai e que você pensa "agora não tem 
mais volta, vou ter que me virar!".

Não é novidade para ninguém que o primeiro mês é sempre o mais difícil, e muita gente (muita mesmo!) entra em crise nessa fase. Isso porque você não conhece o lugar, a cultura, e até acaba gastando mais do que deveria (ou porque fica deslumbrado com preços, ou porque não conhece ainda o supermercado mais barato haha). 

Nesse período você ainda não se adaptou ao novo fuso horário, ao clima, ainda não sabe como se transportar, como lidar com as pessoas, não está totalmente à vontade com o idioma, e muitos ainda não fizeram amigos. E, para piorar, você ainda come muito mal, porque não teve tempo de fazer compras no supermercado, então se entope de fast food e comida enlatada (experiência própria! haha).

Eu sempre pensava que esse período adaptativo tinha uma hora para começar e outra para terminar, mas percebi que não existe um período certo para isso. Ele pode durar dias, semanas, e até meses, até finalmente você se sentir em casa (e muita gente se bloqueia tanto que acaba voltando sem nem ter superado esse período).

E como essa fase vai nos afetar depende muito das nossas experiências passadas, se já sabíamos nos virar sozinhos antes ou não. Mas não é só isso, depende também do nosso presente, em como nos sentimos no momento, em como aquele país está nos afetando.

Já conheci pessoas que moravam sozinhas no Brasil, bem longe dos pais, e por algum motivo criou um bloqueio tão grande na cabeça, que passou a ver todas as experiências de forma negativa e não via a hora de voltar. Mas também já conheci gente extremamente dependente dos pais que tirou de letra a experiência de morar fora. Por isso, não existe uma fórmula mágica. A questão é sempre ter em mente que essa fase é inevitável, e que temos que nos permitir passar pela adaptação. Você não chega no país 'pronto e acabado', precisa de um tempo para amadurecer as ideias.

Muitas vezes nos sentimos culpados por não estarmos aproveitando mais, e nos sentimos frustrados com nós mesmos. Mas por mais difícil que possa parecer, abrace seu sonho e não o deixe ir embora. Dê a si mesmo um tempo para se adaptar, para se conhecer melhor, mas depois de um tempo se deixe conhecer novas pessoas, lugares, comidas e culturas. Saia para lugares que te interessa, procure grupos de pessoas com os mesmos interesses, e com isso a adaptação acabará ficando bem mais fácil.


Por isso não tente replicar sua rotina de conforto em outro país, mas sim criar uma nova rotina, uma rotina em que você se encaixe, em que se sinta bem. Uma vez ouvi dizer que 'casa' é um conceito que nós criamos. É o lugar onde nos sentimos à vontade, perto das pessoas que gostamos. Então tenha como meta criar uma segunda casa nesse novo país, uma casa que te trará saudades depois. O começo nem sempre vai ser fácil, mas vai valer a pena, pode ter certeza!

Disponível em: (http://www.questoesdeintercambio.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário