terça-feira, 4 de agosto de 2015

1ª REUNIÃO DE ORIENTAÇÃO PARA ALUNOS SELECIONADOS DO PGM



(Escrito dia 17/05/2015)

Nossa, isso é real mesmo. Eu posso viajar para o Canadá pelo Programa Ganhe o Mundo.
A primeira Reunião de Orientação para os alunos selecionados do PGM foi marcada. Seria no dia 28 de abril de 2015. No calendário de reuniões, cedido pela coordenadora, que mostra o dia e o local, dizia que a reunião para a GRE (Para quem não sabe, Gerência Regional de Educação) de Araripinaseria na ETE.






No Facebook tinha uma série de "dicas" para a reunião. Até a roupa que você rem que ir.
Nessa reunião você tem que levar dois anexos assinado pelos pais. Um tinha que ser firmado em cartório.

DICAS PARA A REUNIÃO


Participantes: Intercambistas e um (1) de seus pais
Locais e Endereços: Conforme arquivo anexo
Horário de Chegada: 7h30min
Horário de Término: 17h (as pessoas serão liberadas de acordo com o transcorrer da entrega de documentação)


INFORMAÇÃO IMPORTANTE AO INTERCAMBISTA:


- Ser pontual;
- Comparecer com um (1) de seus pais/ responsável legal (e apenas UM);
- Estar fardado, com calça jeans e tênis;
- Trazer anexos II e V do Edital, devidamente preenchidos e assinados por um dos pais. Anexo II com firma reconhecida em cartório;
- Trazer documentação solicitada pelas agências de intercâmbio (se ainda não foi contatado, não se preocupe que você será orientado na reunião);
- Trazer uma caneta e um bloquinho com suas dúvidas;
- Trazer lanches para o percurso e uma garrafa de água, já que alguns de vocês acordarão muito cedo;
- Manter locais sempre limpos e lembrar de trazer e levar todos os seus pertences;
Na noite da segunda, um dia antes da reunião, eu fui dormir cedo. Organizei os anexos e os coloquei numa pasta.

Na terça , liguei cedo para Thais. Ela disse que estava indo para a ETE. Fui com minha mãe e minha irmãzinha. Fomos os primeiros a chegar, depois de alguns minutos chegaram Thais e sua mãe com a diretora doBonifácio.
Já eram 8:00 e eu estava achando estranho ninguém do PGM estar lá. A diretora da ETE ligou para a GRE. A reunião seria lá!
Ok! O local da reunião foi mudado. A GRE era só depois do outro lado da cidade. O ônibus de Exu (uma cidade próxima) chegou, também não sabiam da mudança. Emmanuel, o meu amigo do facebook, deve estar lá. Tinhamos combinado de nos encontrar na reunião. Aliás, vocês vão conhecer muuuuita gente de Pernambuco. Mais na frente faço um post com as pessoas que conheci.

O ônibus vinha atrás do nosso carro. Chegamos na GRE, já tinham várias pessoas. Quando fui entrando com minha mãe e Thais, a tia Jânia veio na nossa direção, foi logo me abraçando e dizendo que eu seria o seu "mascotinho". Os coordenadores do PGM são muuuito simpáticos. Depois fomos tomar café. Foi lá que conheci, pessoalmente, o Emmanuel.
Depois do breakfast fomos para o auditório. Lá eles primeiro apresentaram todos os coordenadores do Programa Ganhe o Mundo e contaram a história do PGM desde o início.

Gente, minha memória é muito ruim, eu vou colocar aqui apenas o que eu lembrar, ok?!
Bom, depois da coordenadora falar bastante e dar vários contatos, nós que íamos para o Canadá ficamos no auditório e os alunos que iam para a Argentina, incluindo Thais, foram para outra sala. Depois disso, o Smayler (what nice name!) que é representante da agência 2G começou seu discurso. Ele começou falando da agência, como ela funciona em parceria com o Programa, quais são suas regras, o que você pode, não pode e deve fazer, como é o famoso primeiro mês de adaptação no outro país, entre outras coisas.

Depois, dois meninos que foram para o Canadá no ano passado (2014) falaram de suas experiências e deram dicas. Um falou que congelo o pé e o outro se perdeu, falaram para usar a bolsa auxílio com responsabilidade, falaram das escolas, das pessoas e principalmente do frio. Que lá chega a -50ºC, que nós, que vamos no meio do ano, pegamos o melhor tempo no Canadá. Não apenas pelo frio, também pelo Natal e o Hallowen.

Mas claro que devemos com o objetivo de estudar. Lá não podemos dirigir, usar drogas, praticar esportes radicais e não podemos namorar (Essa parte ninguém gostou!!). Tiraram várias dúvidas. Entre outras muitas coisas.
Infelizmente não tirei nenhuma foto. A reunião cabou às 13:00, teve um almoço e fomos liberados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário